quarta-feira, 19 de outubro de 2011

| a minha família, doce família



ontem cedi
e estive mais de uma hora a falar com a mamis, dei por mim a dizer tudo o que sentia em relação ao que se está passar na minha vida. falei das desilusões, de como sinto que me sugam a energia, falei do hóspede que por lá permanece, e falei dos meus sonhos em suspenso.
acho que a mamis Narizinho percebeu que estou mesmo "aflita" quando fiquei com a voz embargada, que antecederam minutos de silêncio de lágrimas.
há muito que a mamis Narizinho não me ouvia chorar. disse-me para voltar para o Porto, para voltar para casa e de seguida ela mesmo disse: "Mas tu não consegues abdicar dessa tua indepência".
senti como que um arrepio no coração, eu e a mamis Narizinho fazemos 40 anos de diferença... mas sempre falamos muito, sempre lhe contei tudo e ela sempre me aconselhou, sempre me puxou as orelhas quando o tinha de fazer (e sempre se aconselhou com a mana Narizinho mais velha); nesse momento senti que a mamis Narizinho me conhece melhor do que eu poderia imaginar. ela sabe que para regressar ao Porto eu tenho que ter condições para ter a minha casa, o meu T0. sabe que estou demasiado habituada a ser eu e a minha casa, eu e o meu sofá, eu e o meu silêncio, eu e os meus pensamentos, as minhas regras, os meus horários.
eu acalmei, falamos dela, dos tratamentos...da alimentação dela, das flores, de receitas. das manas e do irmão. desligamos não sem antes a relembrar o quanto gosto dela e de ela me relembrar dos medicamentos po colestrol (afinal desnecessários, a culpa foi do salmão que jantei e das enfermeiras que percebem menos que eu)
hoje toca o telemóvel e 'bejo' que era o cunhado Nariz com pelo (nome acabadinho de dar, carinhoso portanto) disse para ver o meu email.
tinha um email da mana Narizinho mais velha "escolhe a data e prepara a mala Barcelona está à tua espera".
pois bem, tenho a certeza que ontem a mamis ainda ligou à mana. e toda a gente sabe que um dos meus sonhos em suspenso é voltar para Barcelona. a única cidade que a par do Porto me acalma o coração e me dá ânsia de viver. assim sendo ofereceram-me a viagem. e isso aconchegou-me o coração.

6 comentários:

Miri* disse...

QUE BOOOOOOOMMMMM!!!!

Epah fiquei mesmo contente quando li o que a tua mana te preparou- Essa é a mana que tem os rebentos que tu adoras? :D
Há pessoas que nos leêm melhor do qu ninguém e pelo que me parece esta vai ser uma das coisas que te vai fazer bem à alma, vai-te limpar as tristezas e recuperares o folêgo para os dias que trouxerem coisas tristes. E além disso... o sol em Barcelona brilha de uma maneira diferente - já dizia o meu adorado Ruiz Záfon - traz uma mala recheada daquela luz, junta-a à tua e partilha connosco ;)

NaRiZiNhO disse...

é sim Miri*
é "A" mana.
vai ser óptimo, adoro aquela cidade, as gentes, a luz... esta-me no sangue. tenho a certeza que venho nova e com muita luz para todos :)

Chicolaiev disse...

É sempre bom viajar para sitios que nos fazem "sentir em casa", por mais distantes que sejam... :)

NaRiZiNhO disse...

Chicolaiev

é óptimo, acho que melhor só um interrail :)

Lua Escondida* disse...

Meu Deus, tenho taaanto esse sentimento pelo Porto e por Barcelona. Ou não fossem as duas cidades da minha vida. Um dia vou voltar a viver numa delas. Ai vou, vou.


Boa viagem e aproveita :)

NaRiZiNhO disse...

Lua, estou contigo :)